domingo, 26 de maio de 2013

Pizza Vegan!

Bom dia!

Como vem sendo hábito, o meu jantar de domingo é sinónimo de refeições rápidas e cheias de sabor. Não é o meu dia mais saudável da semana, mas há sacrifícios imprescindíveis quando uma semana inteira de aulas e estudos nos espera ;).
Em vez do habitual molho de tomate que costuma cobrir a massa da pizza, nesta receita uso o molho pesto. A partir daí escolham qualquer recheio de legumes ou, até mesmo, tofu esfarelado. Os não vegan podem usar queijo como cobertura ou façam como eu e polvilhem a pizza com levedura de cerveja que lhe dá um sabor bastante agradável.


Massa de Pizza
2 chávena de farinha
1 chávena de água morna
2 colheres de café de fermento
Sal e azeite qb

Molho Pesto
Quantidade opcional e ao gosto de cada um

Recheio
Tomate, cogumelos e courgette
Levedura de cerveja para polvilhar qb







Numa taça, juntar a farinha, o sal e o fermento. Regar com fio de azeite e acrescentar a água morna aos poucos. Esta mistura deve ser mexida até começar a ficar homogénea e, nesse momento, deve ser bem amassada com as mãos. A massa não deve estar muito pegajosa neste ponto e, após formar uma bola, deve descansar durante uns minutos.
Estender a massa até à forma pretendida e levar ao forno 10/15 minutos, a 200 ºC. Retirar do forno e pincelar o molho pesto sobre a massa. Colocar os restantes recheios e levar novamente novamente ao forno durante 10 minutos. Servir bem quente e acompanhada de uma salada. Bom apetite!




11 comentários:

NotGuiltyPleasure disse...

Que sugestão tão boa :) Gosto da minha com cebola, tomate, cogumelos e mangericão! Mas trocar o molho de tomate pelo pesto nunca experimentei, deve ficar uma delícia, tenho de fazer!

beijinhos*
Patrícia

Beatriz disse...

Fica um cheirinho maravilhoso na cozinha, também :)
Obrigada pelo comentário!

Marisa Valadas disse...

Tem otimo aspecto!

Beatriz disse...

Muito obrigada :)

Lina disse...

Olá, Beatriz! Gostei muito desta sugestão. E nem acho pizza um prato muito pouco saudável, principalmente se for assim com vegetais. Pizza vegetariana é das poucas refeições que eu partilho com o meu marido(eu sou vegetariana e ele não). Estou curiosa para experimentar esta versão com pesto. Costumo usar uma espécie de parmesão vegan, cuja receita é da Maria, do blog The Love Food, fica muito bom, polvilhado na pizza ou em massa. Tenho aqui a receita se quiseres espreitar:http://aromadecaf.blogspot.pt/2011/08/2-segunda-sem-carne.html
Adorei encontrar teu blog.
Bjos
Lina

Beatriz disse...

Olá, muito muito obrigada pelas palavras simpáticas!
Tenho mesmo de experimentar esse parmesão vegan! Aguardo feedback da pizza com pesto :D

Jorge Ramiro disse...

Essa comida é deliciosa, eu comi um prato assim em um restorante eu encontrei em restorando.

Beatriz disse...

Muito obrigada :)

Márcia Gonçalves disse...

Mortinha por experimentar pizza com pesto e cogumelos :D
E até publicaste uma receita da massa!
Tenho mesmo de experimentar, quando o manjericão crescer dou-te o feedback!

Beatriz disse...

Quando o manjericão crescer devias mandar-me um montão dele :p

Sara disse...

o que é uma boa idéia, eu gosto deste tipo de receitas que são naturais e saudáveis​​, espero encontrar mais quando eu sair para comer em os restaurantes em sao paulo