terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Jardim das Virtudes

Por mais que percorra as ruas do Porto, há sempre mais um segredo a descobrir. Costumo encontrar pequenos detalhes, mas desta vez descobri todo um jardim que, sinceramente, é fácil de avistar. O jardim de que falo chama-se Jardim das Virtudes ou Parque Municipal das Virtudes e está situado no centro histórico, entre o Hospital de Santo António e a Ribeira do Porto. Está construído sobre socalcos tornando-se, por isso, um jardim muito característico e está repleto de árvores altas que proporcionam uns belos lugares à sombra.
A indicação que me levou ao jardim
 Descobrir a entrada (ou saída) do jardim não é tarefa fácil! Existe uma entrada na Rua Azevedo de Albuquerque e outra atrás do Palácio da Justiça, mas nenhuma delas é de fácil acesso para aqueles que pouco conhecem das ruelas do Porto. Uma vez lá dentro pode tornar-se algo labiríntico devido à sua construção característica, no entanto, é um belo refúgio silencioso para quem se farta da azáfama citadina.

Todos os socalcos do jardim e a fonte das Virtudes
Um dos socalcos
Na entrada da Rua Azevedo de Albuquerque encontramos o Chafariz das Virtudes que, infelizmente, não tem água a correr. É um chafariz que data de 1619 e que integra o Postigo das Virtudes das Muralhas Fernandinas que já aqui referi. Outrora teve uma imagem da Nª Senhora das Virtudes, cuja ausência no nicho central é bastante notória.
Chafariz das Virtudes

Além dos óbvios espaços verdes, este jardim está decorado com várias esculturas modernas que o tornam de certa forma mais emblemático e mais interessante. Tem uma vista espetacular para o rio Douro e para praticamente toda a cidade do Porto, vendo-se as várias estruturas emblemáticas da cidade e as suas habitações típicas.
Uma das fontes do Jardim

Esculturas no jardim

Tribunal
É, certamente, um espaço óptimo para ver o dia passar, seja com amigos, namorado(a) ou um belo livro. Espero que gostem, tenham um bom dia!

1 comentário:

Márcia Gonçalves disse...

Por acaso não estava a pensar encontrar um jardim tão bonito com entradas tão duvidosas! Recomendo :)