segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Panquecas

Bom dia, alegria! (para mim é Bom dia até o dia acabar)
Até 6 de Fevereiro as receitas aqui postadas serão, sem dúvida, rápidas, ideais para gulosos ou desgraçados em plena época de exames. 
Não costumo seguir receitas, leio-as, claro, mas não ligo nada (!) às quantidades. O que me interessa é a ideia, o resto vem por instinto. Obviamente, não falo de coisas totalmente desconhecidas para mim como artes refinadas da pastelaria, mas, falo do geral. 
Em relação ao assunto do dia: Panquecas. Admito, a primeira vez que provei panquecas tinha... 18 anos. Já corria o belo ano de 2013! Neste caso vi bem os ingredientes e respectivas quantidades e, no entanto, não gostei naaada do aspecto, nem do sabor,  da massa crua. Então vai daí, não tinha nada a perder (excepto tempo) e inventei. Voilà, descobri que sabem a farturas! Aquele cheirinho místico que invade a cozinha que me lembra carrosséis e uns quantos serões bem passados.

Aqui vai a receita para 3 ou 4 panquecas (sim, sim, eu tenho noção de quantas receitas de panquecas há na internet, sim, sim, tenho noção de como é simples mas...)
2 chávenas de leite (vegetal ou não)
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de açúcar mascavado (ou mel)
Óleo vegetal qb
Canela qb
Opcional: Ameixas secas 



Numa taça misturar primeiro os ingredientes secos e só depois juntar o leite. Mexer bem até formar uma mistura sem grumos e macia. Acrescentei ameixas secas partidas à massa para jogar com sabores e texturas - recomendo vivamente.
Numa frigideira anti-aderente colocar óleo até cobrir bem o fundo e deixar que ele fique bem quente antes de acrescentar a massa. Depois juntar a massa (usei uma concha de sopa para o efeito) e fritar 3 minutos de cada lado. Polvilhar com canela e comer ainda a fumegar. Espero que gostem :D
Para quem não usar ameixas será boa ideia cobrir a panqueca com compota, mel, chocolate ou açúcar em pó, enfim!, algo que lhe dê sabor extra.

PS: Se eu conseguir manter este blog arranjo uma lâmpada decente e uma máquina fotográfica fashion, juro!



Sem comentários: