terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pistachios à Bulhão Pato


Tenho de admitir, desde que me tornei vegetariana senti saudades de alguns pratos que adorava antes de o ser. Mas, felizmente, sempre encontrei uma solução fácil e igualmente apetitosa que respeita as minhas crenças. Este é o caso do prato tradicional Ameijoas à Bulhão Pato que conforme descobri pode ser facilmente transformado em Pistachios à Bulhão Pato ideal para vegetarianos, vegans e pessoas que queiram poupar algum dinheiro.

Retrato de Bulhão Pato por Bordalo Pinheiro
O prato Ameijoas à Bulhão Pato é um prato tradicional português mais especificamente da Estremadura e deve o seu nome a um poeta, gastrónomo e caçador Raimundo António de Bulhão Pato. Filho de portugueses, nasceu em Bilbau, em 1928, experienciando as dificuldades num país a recuperar de uma grande guerra. Veio para Lisboa, já adolescente. Era adepto do ultrarromantismo e foi inspirado por poetas como Alexandre Herculano, Almeida Garrett e Lord Byron. O seu diletantismo e romantismo exagerado, tão característicos, valeram-lhe uma caricatura por Eça de Queiroz na personagem de Tomás Alencar na obra "Os Maias". 
Acredita-se que o famoso prato de ameijoas foi assim chamado em modo de homenagem por parte de um cozinheiro referenciado nos seus roteiros gastronómicos - João da Mata.

Então, na minha busca por uma versão vegetariana desde prato centenário deparei-me com esta receita no blog Delícias da Anabela. Se aceitarem um conselho molhem pão no molho e deliciem-se. Adoro como a autora deixa as cascas dos pistáchios para imitar melhor a sensação de libertar as ameijoas das suas cascas para as comer. Maravilhoso!



Toda a informação histórica foi retirada daqui: Bulhão Pato. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-02-17].Disponível em www.infopedia.pt/$bulhao-pato e daqui: Bulhão Pato. In iOnline [Em linha]. 2011 [Consult. 2013-02-17]. Disponível em www.ionline.pt/liv/bulhao-pato-centenario-prato-bem-servido

1 comentário:

Telita disse...

vou experimentar!