domingo, 17 de fevereiro de 2013

Um pouco de história - Avenida dos Aliados


Bem no centro do Porto, na Freguesia de Santo Ildefonso, a Avenida dos Aliados não passa nada despercebida. Só os muitos distraídos não dão conta da sua presença já que é quase obrigatório percorrê-la em qualquer passeio pela baixa portuense. O que a maior parte não sabe é que o sítio conhecido por Avenida dos Aliados se divide em três praças com nomes distintos: A Praça do General Humberto Delgado onde se situa a Câmara Municipal, a dita Avenida dos Aliados, ao centro, que engloba a estação de metro e, por fim, a Praça da Liberdade onde se situa o Palácio das Cardosas e que dá o caminho para a Estação de S. Bento.
Destas três a mais antiga é a Praça da Liberdade que adoptou vários nomes desde do século XV, incluindo Praça da Natividade, Sítio das Hortas e Praça de D. Pedro (1). Em 1866 foi inaugurada a estátua de D. Pedro IV que, ainda hoje, simboliza o liberalismo portuense (1).
Postal da Praça D. Pedro com a sua estátua e a antiga Câmara Municipal
Esta praça englobava uma pequena câmara municipal demolida no início do século XX devido à construção da hoje conhecida Avenida dos Aliados. Esta construção teve como objetivo ligar a Praça da Liberdade e a Praça da Trindade e foi inaugurada no ano de 1916 (2). Inicialmente era denominada de Avenida das Nações Aliadas e serve de homenagem aos países Aliados que participaram na 1ª Guerra Mundial (3).
Por fim, em 1917 foi inaugurada a atual Praça do General Humberto Delgado que, inicialmente, se chamava Praça de Sidónio Pais e mais tarde Praça do Município (4). Esta praça engloba, nos dias de hoje, a Câmara Municipal e uma estátua de Almeida Garrett.
Estátua em bronze do escritor João Almeida Garrett
Este complexo de três praças, em pleno século XX, era coberto de jardins e calçada portuguesa sendo, por isso, um deleite aos olhos de portuenses e turistas. No entanto, em 2006, a avenida foi remodelada e estes jardins foram destruídos dando lugar ao granito que hoje caracteriza esta parte da cidade. Esta mudança, arquitetada por Siza Vieira, gerou uma forte polémica (5) e poucos serão os portuenses a não suspirarem de saudade do verde que outrora caracterizou o coração da baixa da sua cidade. 
Em cima: Aliados antigo; Em baixo: Após a remodelação


5 comentários:

Maria disse...

Acho que só 1% da população portuense sabe que são 3 praças em vez de uma. E eu sei por tua causa.

Quanto à remodelação, wow, 2006?? Parece que ainda foi ontem!!

Belo post, sis :)

Beatriz disse...

Adoro os teus comentários no meu blog, já te disse? <3

Eu por acaso nem sequer me recordo dos jardins mas passei lá muito tempo em criança.

Daniela Lopes disse...

Oh, gostei de saber. Pensei mesmo que era só uma. :)
Adoro os Aliados. Se for preciso sento-me lá e deixo-me perder. Deve ser a paragem da linha D em que, além da minha da faculdade, paro mais. :)

Beatriz disse...

Lá no meio tem a paragem dos Aliados da linha D (amarela), sim senhora! Obrigada pelo comentário :)

Márcia Gonçalves disse...

Oh, lembro-me da minha mãe ter mencionado estas mudanças na avenida dos aliados há uns anitos, mas sinceramente não me lembro dos jardins, que pena :(

Mas valeram as fotografias e a informação! Muito bem escrito Beatriz!