domingo, 28 de julho de 2013

Fado ao Centro - Coimbra

Em Coimbra, tudo parece ter uma longa história de vida, desde das escadas que a percorrem aos monumentos que a embelezam. É uma das cidades mais antigas do país e orgulha-se dos seus costumes e tradições sem que, por isso, deixe de ser bastante acolhedora para aqueles que a visitam e dela nada sabem.
Assim, após um longo dia a subir e descer as ruas íngremes de Coimbra tive a oportunidade de ouvir Fado de Coimbra interpretado por quem melhor o sabe fazer, os (ex) estudantes da Universidade.
O Fado ao Centro, situado na Rua Quebra Costas, é uma Casa de Fados relativamente recente que recebe espectáculos ao vivo, todos os dias às 18 horas. Na sala podem-se ver as fitas dos cursos e inúmeras fotos incluindo uma, de proporções consideráveis, onde figura a Sé Velha que assistia a mais uma Monumental Serenata.
Detalhe da sala
À semelhança da época em que o Fado de Coimbra se fazia às janelas das amadas, ainda hoje é exclusivamente cantado por homens. As vozes são acompanhadas pela Guitarra de Coimbra (modificada a partir da Guitarra Portuguesa) que contribui para a melodia profunda e melancólica tão característica deste fado.

Assisti a um espectáculo de sábado, quando actua o grupo Praxis Nova. A actuação é acompanhada de menções históricas e determinadas explicações para que todos os ouvintes se apercebam da dimensão daquilo que estão prestes a assistir (estes discursos são depois traduzidos para inglês devido à grande afluência de turistas estrangeiros). Ouviram-se muitas músicas dedicadas à bela cidade de Coimbra, a mítica "Canção de Embalar" do Zeca Afonso e um instrumental de Artur Paredes. Dificilmente vou esquecer "Coimbra do Mondego" na voz de Luís Alcoforado que, para mim, foi a melhor parte de toda a actuação.

Uma actuação antiga do grupo "Praxis Nova"
(a qualidade não é a melhor, mas é por isso que precisam de assistir a um espectáculo!)


O preço do espectáculo é de 10 euros e inclui uma degustação de Vinho do Porto. O espaço não é muito grande e, como tal, a reserva é aconselhada!
Fado ao Centro



1 comentário:

Mariana Neves disse...

Engraçado, vou a Coimbra para a semana :)