quinta-feira, 5 de setembro de 2013

As minhas viagens de Verão - Chaves (parte 1)

Chaves
Situada em Trás-dos-Montes, Chaves é uma cidade que conserva vestígios das várias épocas da sua longa história. Vêem-se castros, pontes romanas e torres medievais que embelezam e enriquecem toda a cidade. Para mim, ir a Chaves significou (entre outras coisas) apaixonar-me pelo Tâmega, pela paisagem colorida que o rodeia durante o dia e pelos reflexos que proporciona quando o sol se põe. É uma cidade que espero revisitar devido à sua calma característica de cidade do interior e à sua inegável beleza.

O Rio Tâmega
O rio em todo o seu esplendor

Uma das pontes que atravessa o Tâmega 
Em Chaves é possível encontrar diversos vestígios da presença dos Romanos. O mais óbvio será, certamente, a ponte Romana que atravessa o Tâmega e que se mantém de pé até aos dias de hoje. Gostava de ter tirado fotos desta ponte à noite, porque, nessa altura, todos os arcos e luzes da cidade ficam perfeitamente reflectidos no leito calmo do rio. 

Ponte Romana  ou Ponte de Trajano- daqui
Coluna da ponte Romana
Além das típicas pontes, o rio Tâmega pode ser atravessado através de um conjunto de pedras empilhadas chamadas Poldras. Não se conhece a data de construção desta travessia, mas há quem acredite que se trata de uma construção milenar anterior à construção de pontes como hoje as conhecemos. Atravessá-las é uma experiência engraçada, especialmente quando o rio está cheio e parece muito, muito fundo e, às vezes, algo assustador.

Poldras



Torre de Menagem
Nos tempos da reconquista cristã, edificou-se um Castelo e as respectivas muralhas com o intuito de proteger a cidade e a sua população. Hoje em dia, já só restam a Torre de Menagem e uma pequena parte  de um muralha posterior. Ao longo dos pisos da torre estão expostas armas, uniformes, bandeiras, etc, que constituem o Museu Militar do Castelo de Chaves. Por fim, o topo da torre oferece aos seus visitantes uma ampla vista sobre toda a cidade de Chaves.


A torre vista de baixo


A igreja de Santa Maria Maior vista do cimo da Torre
Vista da Torre de Menagem
Jardim que rodeia a Torre de Menagem (possui uma pequena muralha do século XVII)
Inscrições na Torre de Menagem

Forte de S. Francisco e Forte de São Neutel

Aquando da Guerra da Restauração foram construídos dois fortes na cidade de Chaves: O Forte de São Neutel e o Forte de São Francisco. Outrora, serviram para defender a cidade da sua fronteira com a  Galiza e, hoje em dia, são usados com outros intuitos. O Forte de São Francisco é usado como hotel e o Forte de São Neutel contém um anfiteatro. Ambos mantém, ainda, uma capela no seu interior.

A foto não faz juz à verdadeira essência do Forte...
Mas fica aqui a entrada do Forte/Hotel

O forte inserido no atual ambiente citadino
Mais fotos: http://www.fortesaofrancisco.com/galeria.htm

Tenho tantas fotos para partilhar que preferi dividir este post em dois. A segunda parte será publicada brevemente, espero que gostem!

1 comentário:

Andrea Colucci disse...

Oi vim de fazer uma visita espero vc no meu cantinho tbm bjs.
http://drea-amigos.blogspot.com.br/